Clínica Kuvyen: Blog - Últimas notícias

Prepare-se para o Verão! 5 Tratamentos Estéticos Minimamente Invasivos

Blog da Clínica Kuyven

Linda mulher aproveitando o verão com a proteção adequada de um chapéu.

Com a proximidade do verão, é natural que todos queiramos estar em plena forma! Isso significa não apenas eliminar gordura, flacidez e manchas, como também acentuar partes do nosso corpo que consideramos atraentes. Mas será que ainda dá tempo? A verdade é que sim, é possível realizarmos alguns procedimentos. Tudo dependerá do objetivo do paciente, do tempo que dispõe para fazê-los e para a recuperação. Não existe estação do ano que impeça investir em beleza e autoestima.

Certamente, para realizar procedimentos que exigem uma recuperação mais longa e cuidadosa ou que nos impedem, por exemplo, de estarmos expostos ao sol por um período extenso. Sendo assim, é preciso avaliarmos fazê-los no verão com muita cautela. Esse é o caso dos tratamentos estéticos que geralmente envolvem as cirurgias, os que são mais invasivos. Já para os pacientes que desejam um tratamento mais rápido, para curtir o próximo verão em sua plenitude, existem os que são minimamente invasivos e capazes de devolver beleza e jovialidade em pouco tempo. 

Os 5 Tratamentos Estéticos mais Procurados para se Preparar para o Verão 

Jovem ruiva com a face cercada de equipamentos usados em tratamentos estéticos,. Conceito de cosmetologia.

 

1) Ultrassom Microfocado 

De certa maneira, a utilização do ultrassom microfocado é relativamente nova. Isso porque, somente a partir de 2009 é que esse tipo de tecnologia foi aprovado, nos EUA, também para ser usado em procedimentos estéticos. Anteriormente, sua principal função era realizar exames de diagnósticos por imagem.

Na área da estética, o ultrassom microfocado passou a ser utilizado em  tratamentos que busquem: formação de novo colágeno, eliminação da flacidez muscular e tratamento da gordura localizada. Geralmente, é usado para melhorar a aparência da  pele no rosto e pescoço, mas também pode ser utilizado em outras partes do corpo como mãos, barriga, coxa, glúteos, abdômen e joelhos. No rosto, o efeito é semelhante ao de um lifting facial.

Os três equipamentos mais conhecidos, no mercado, são Ulthera, Vithara e Ultraformer. Por ser um tratamento não invasivo, o ultrassom microfocado não é considerado doloroso, ainda que possa causar algum desconforto tolerável durante sua aplicação. Os resultados podem ser percebidos já na primeira aplicação, embora sua ação seja progressiva, tendo seu pico no quarto ou quinto mês após a aplicação. 

2) Preenchimentos Dérmicos

Os preenchimentos dérmicos, atualmente, são a principal escolha quando o objetivo é   restaurar volume, modelar ou aprimorar áreas do corpo que tenham perdido volume ou que requerem melhorias estéticas. 

Eles são usados para diversos fins, desde aprimorar contornos até corrigir imperfeições em áreas que perderam firmeza devido ao envelhecimento, à grande perda de peso, à gravidez ou por outras razões. Também podem ser usados para melhorar a aparência de cicatrizes e correção de assimetrias.

Médico, com a mão enluvada, segurando uma seringa para uso em tratamento estético facial.

Na face, onde costuma ser mais utilizado, os preenchimentos dérmicos diminuem os sinais do envelhecimento, especialmente as rugas e os sulcos mais profundos ao redor dos olhos,  melhorar a aparência de olheiras e minimizar o aspecto de bolsas sob os olhos. 

Já no corpo, os preenchedores dérmicos podem ser aplicados em áreas como: glúteos, mamas femininas, peitoral masculino, bíceps, abdômen, panturrilha, mãos, áreas com celulite e cicatrizes, depressão (sulco) nos quadris e nas laterais do bumbum, e coxas.

As substâncias mais utilizadas são Ácido Hialurônico, Hidroxiapatita de cálcio (Radiesse), PMMA ou Ácido Polilático.  Estas são injetadas na pele com a finalidade de preencher as áreas afetadas e restaurar o volume perdido. 

Sem a necessidade de tempo de recuperação prolongado e com resultados imediatos, os preenchimentos dérmicos têm sido as escolhas mais populares para aqueles que desejam rejuvenescer as áreas do corpo de forma rápida e eficaz.  

3) Tratamentos a Laser  

Assim como os preenchimentos, os tratamentos não invasivos a laser estão entre os que mais se destacam quando o assunto é estética corporal e facial. Os procedimentos que o utilizam são realizados a partir de equipamentos especiais que emitem radiação eletromagnética (REM) de acordo com um protocolo seguro.

O laser pode ser utilizado em aplicações variadas para todo o corpo. Seus feixes de energia estimulam a regeneração da pele, a formação de colágeno e a redução de manchas ou imperfeições em algumas áreas. As sessões de aplicação não costumam demorar muito e é possível ver resultados satisfatórios no corpo e pele em pouco tempo.

Vale destacar que, além dos benefícios nos tratamentos estéticos, o laser também é utilizado para fins medicinais. Existem diversos tipos, cada um com sua finalidade específica. Entre eles estão: Laser Rubi, Laser ND:YAG, Laser CO2 Fracionado e Luz Intensa Pulsada.  

No rosto, pescoço, papada e colo, o laser é uma alternativa para rejuvenescer a pele, reduzir olheiras, eliminar melasmas e manchas escuras, prevenir e reduzir rugas. Porém, ele também é utilizado para tratar cicatrizes de acne, suavizar estrias, remover tatuagem, depilar, tratar lesões de nascença e hemangiomas, promover o rejuvenescimento íntimo, tratar a atrofia vaginal, entre outros.

4) Toxina Botulínica

A toxina botulínica (botox) é outra opção não cirúrgica utilizada em tratamentos estéticos para reduzir, temporariamente, rugas e linhas de expressão faciais. Ela age relaxando os músculos da face, suavizando-as e prevenindo a formação de novas. As áreas mais comuns nas quais ela pode ser utilizada incluem a testa, as rugas da glabela (entre as sobrancelhas) e os pés de galinha ao redor dos olhos.

Entretanto, esta não é sua única forma de utilização; ela também costuma ser usada em uma variedade de condições médicas, como enxaquecas crônicas, sudorese excessiva, estrabismo, espasticidade muscular em pacientes com paralisia cerebral e a distonia (contrações musculares involuntárias). 

Porém, seu maior sucesso se deve aos tratamentos estéticos faciais para suavizar rugas de expressão, como pés de galinha e linhas de preocupação, que se formam ao redor dos olhos. A toxina botulínica age bloqueando, temporariamente, os sinais nervosos responsáveis pelas contrações musculares, resultando em uma redução visível das rugas. 

O procedimento é rápido, seguro e oferece resultados naturais que podem durar alguns meses, geralmente de três a seis , o que pode exigir sessões de manutenção.

5) Cremes e Produtos Tópicos Específicos

Logicamente, todos os procedimentos estéticos citados anteriormente trazem excelentes resultados. Porém, se não houver um cuidado apropriado com a pele após a sua realização, a tendência é a de que os resultados sejam prejudicados. Então, a recomendação é que se mantenha uma rotina adequada de cuidados com a derme. Para isso, existem diversos cremes e produtos tópicos específicos para cada área do corpo. 

Para a área da face, pescoço e colo, área extremamente prejudicada por estar mais exposta, os produtos promovem a hidratação da pele, minimizam linhas finas, melhoram a elasticidade, suavizam manchas, diminuem a flacidez, entre outros benefícios. A dica é buscar produtos contendo ingredientes como ácido hialurônico, retinol e peptídeos, que são conhecidos por seus efeitos benéficos nessas regiões. 

Jovem mulher fazendo tratamento estético na face.

Já para o corpo, uma área que também sofre os efeitos do envelhecimento, os produtos previnem ou eliminam o ressecamento em áreas como, pés, joelhos, cotovelos, axilas, braços, pernas, etc., auxiliando como hidratantes e nutrientes, promovendo uma barreira protetora contra os danos provocados pela ação do tempo e fatores externos, como o sol, por exemplo. 

São muitas as alternativas não cirúrgicas que podem ser usadas para que você chegue ao verão sentindo-se bem consigo mesmo. O importante é buscar profissionais qualificados que lhe tragam segurança e confiança. Vamos lá! Ainda dá tempo!

Categorias:

Veja as Novidades

Compartilhe nas redes:

Facebook
WhatsApp
Email
LinkedIn
Twitter
Carlos Renato Martins Kuyven - Doctoralia.com.br